3 formas de motivar sua equipe a ir para o ENSAIO

dica de adoração dicas de louvor e adoração ensaio liderança de louvor louvor e adoração líder de louvor motivar equipe de louvor Nov 21, 2020

3 formas de motivar sua equipe a ir para o ENSAIO

 

Sua equipe se encontra desmotivada para ensaiar? De ensaio a ensaio, enfrentando o mesmo desânimo e falta de compromisso?

Que tal analisar essas 3 dicas de formas de motivá-los a ir para o ensaio?

 

DICA UM

Sabe aquela reunião de trabalho que é apenas mais uma reunião? Já vamos prá lá achando que é algo bem sem propósito, não é mesmo?

Muitas vezes integrantes de equipe se sentem assim quando os ensaios entram numa rotina cansativa.

A primeira dica é: envie o repertório antes.

Sei que é simples. Mas também sei que muitos ainda nem fazem isso.

Quando você recebe a pauta de assuntos de uma reunião de trabalho com antecedência, você sabe que há um propósito e o que vai ser tra-tado. Sua atitude para com a reunião começa a mudar. Você entende que não é em vão. Preparação é tudo. Pense e envie com antecedência. (Sugiro que confira minhas aulas sobre o conceito do pré-ensaio e todas as coisas que precisamos pensar nessa fase de preparo).

 

DICA DOIS

Tenha pelo menos UMA MÚSICA NOVA no repertório.

Seja uma música nova, seja uma música antiga rearranjada, ou uma releitura de uma canção já conhecida. Sim, a sensação de receber uma lista antes (como pauta de reunião) de músicas que todo mundo já está cansado de ensaiar é bem desanimador. Mais uma vez cai-se na sensação: pra que ensaiar se já sabemos isso tudo? 

Obs: importante ressaltar: pense de forma equilibrada. Nada de colocar cinco, dez músicas novas. Não é disso que estou falando. Mas pelo menos uma ou duas músicas novas precisam estar presentes. Em outras palavras, o músico gosta de ser desafiado, gosta de algo novo. O desânimo pode ser resultado de achar tudo muito fácil e cômodo e de não se sentir mais desafiado pelo repertório ou arranjo.

 

DICA TRÊS

De tempos em tempos, incorpore algo criativo no ensaio.

A previsibilidade mata o ânimo em qualquer área, seja nos desafios do trabalho, na rotina de um relacionamento, e também…. (Pasmem!) até num ensaio de louvor!

Quando a coisa cair na rotina, pense por exemplo em pedir alguém para compartilhar um devocional de 10 minutos, ou leve um vídeo de uma ministração ou dica de louvor (sugiro o YouTube de uma tal de Raquel Emerick hahahaha), ou peça a cada um para levar um pequeno lanche e terem um momento de comunhão, ou leve um artigo pequeno com cópia para todos, façam uma roda para lerem e meditarem juntos, cada um lendo um parágrafo, etc.

Leve uma pequena cena de um filme e coloque para projetar, algo que fale ao coração de todos ou tenha à ver com o momento em que estão passando, ou chame alguém da igreja para estar presente naquele ensaio e tomar alguns minutos para orar e ministrar sobre toda equipe naquele dia, ou leve algo diferente… um Multitracks caso não estejam acostumados… um MindVox… testem tocar e cantar uma música com metrônomo no retorno e no fone para todos… testem um dos dois gráficos instrumentais que ensino no meu livro… ou testem uma inversão vocal, uma harmonia diferente.

 Enfim: qualquer aparentemente “pequena” nova coisa, mexe com o ambiente, com a ‘vibe’, com o ânimo das pessoas. Dá de fato a sensação de estar progredindo e não apenas dando voltas no mesmo lugar.

 Pense nisso de vez em quando. Espero que tenha entendido esse CONCEITO: de tempos em tempos, seja criativo! Saia da rotina!

 

 

E você? Já maratonou em meus artigos, posts, cursos e livros? =) Tá perdendo muita coisa, hein!

Fique conectado e por dentro de todas novidades ministeriais!

Não, não enviamos e-mails demais. E também não enviamos à toda! E não se preocupe: sua informação não será compartilhada! Nós também detestamos SPAM!!!!

Nós também detestamos SPAM! Suas informações JAMAIS serão repassadas ou vendidas em NENHUMA circustância!