👑 Diadem ou Stephanos???👑

texto Aug 12, 2020

No Novo Testamento vemos pelo menos três tipos de coroas:

Coroa de glória (I Pedro 5.4)

Coroa da vida (Tiago 1.12)

Coroa da justiça (II Timóteo 4.8)

* citando apenas uma referência de cada.

No grego existem duas palavras para ‘COROA’. Uma é diadem e a outra é stephanos. A primeira diz respeito a alguém que nasce, por exemplo, numa família real, é só por causa isso já nasce "digna" de receber uma coroa e de exercer governo político. Mas nenhuma das referências no Novo Testamento traz essa idéia. A palavra usada é sempre stephanos, que tem mais à ver com a coroa de um vitorioso por esforço, como por exemplo uma corrida ou jogos olímpicos gregos.

Nós estamos numa corrida! Paulo nos diz:

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível (coroa ‘stephanos’). Pois eu assim corro, não como a coisa incerta. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” I Coríntios 9.24-27

“(…) deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus (…)” (Hebreus 12.1,2)

Estamos numa corrida. E essa corrida é séria! Mas minha pergunta é: por que precisamos ter uma coroa? Pra que teremos coroas no céu?

A resposta se encontra em Apocalipse 4.

Em todo o cenário ao redor do trono de Deus, vemos vários tipos de criaturas e manifestações. Sons, vozes, relâmpagos, trovões, mar de vidro e fogo, os sete espíritos de Deus que ardem como lâmpadas, os serafins (que são anjos), e os anciãos (homens) que para nós representam o ser humano redimido.

Os anciãos estão:

- Assentados (estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais)

- Vestidos (somos vestidos com vestes de linho branco pelos atos de justiça)

- Coroados (seremos coroados se formos fiéis)

Então a resposta está aí: receberemos coroas sim! Masssss...  elas não serão usadas para disputa entre os santos de qual delas é mais importante ou melhor (essa disputa terrena é comum, mas isso não existirá do lado de lá).

Nossa única reação será a de olhar para nossa coroa, olhar para a glória de Deus, tirar nossa coroa e lançá-la diante Dele! Ele sim, é que é digno! Ele sim, é merecedor!

“Eu tiro minha coroa, Senhor, pois ela deveria ter sido dada à Ti tamanho o Teu poder e Tua glória!”

“Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Apocalipse 4.10-11

 

 

(imagem cedida por Ashton Mullins, EUA).

Fique conectado e por dentro de todas novidades ministeriais!

Não, não enviamos e-mails demais. E também não enviamos à toda! E não se preocupe: sua informação não será compartilhada! Nós também detestamos SPAM!!!!

Nós também detestamos SPAM! Suas informações JAMAIS serão repassadas ou vendidas em NENHUMA circustância!