👑 Diadem ou Stephanos???👑

texto Aug 12, 2020

No Novo Testamento vemos pelo menos três tipos de coroas:

Coroa de glória (I Pedro 5.4)

Coroa da vida (Tiago 1.12)

Coroa da justiça (II Timóteo 4.8)

* citando apenas uma referência de cada.

No grego existem duas palavras para ‘COROA’. Uma é diadem e a outra é stephanos. A primeira diz respeito a alguém que nasce, por exemplo, numa família real, é só por causa isso já nasce "digna" de receber uma coroa e de exercer governo político. Mas nenhuma das referências no Novo Testamento traz essa idéia. A palavra usada é sempre stephanos, que tem mais à ver com a coroa de um vitorioso por esforço, como por exemplo uma corrida ou jogos olímpicos gregos.

Nós estamos numa corrida! Paulo nos diz:

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível (coroa ‘stephanos’). Pois eu assim corro, não como a coisa incerta. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” I Coríntios 9.24-27

“(…) deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus (…)” (Hebreus 12.1,2)

Estamos numa corrida. E essa corrida é séria! Mas minha pergunta é: por que precisamos ter uma coroa? Pra que teremos coroas no céu?

A resposta se encontra em Apocalipse 4.

Em todo o cenário ao redor do trono de Deus, vemos vários tipos de criaturas e manifestações. Sons, vozes, relâmpagos, trovões, mar de vidro e fogo, os sete espíritos de Deus que ardem como lâmpadas, os serafins (que são anjos), e os anciãos (homens) que para nós representam o ser humano redimido.

Os anciãos estão:

- Assentados (estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais)

- Vestidos (somos vestidos com vestes de linho branco pelos atos de justiça)

- Coroados (seremos coroados se formos fiéis)

Então a resposta está aí: receberemos coroas sim! Masssss...  elas não serão usadas para disputa entre os santos de qual delas é mais importante ou melhor (essa disputa terrena é comum, mas isso não existirá do lado de lá).

Nossa única reação será a de olhar para nossa coroa, olhar para a glória de Deus, tirar nossa coroa e lançá-la diante Dele! Ele sim, é que é digno! Ele sim, é merecedor!

“Eu tiro minha coroa, Senhor, pois ela deveria ter sido dada à Ti tamanho o Teu poder e Tua glória!”

“Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Apocalipse 4.10-11

 

 

(imagem cedida por Ashton Mullins, EUA).

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sed sapien quam. Sed dapibus est id enim facilisis, at posuere turpis adipiscing. Quisque sit amet dui dui.

Call To Action

Stay connected with news and updates!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
Don't worry, your information will not be shared.

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.